O Laudo Técnico de Avaliação para Vigilância Sanitária (LTA) é um documento técnico contendo projetos arquitetônicos, memoriais e formulários elaborado por um profissional especializado (arquiteto sanitarista)* que realiza a avaliação de determinados estabelecimentos quanto à sua adequação às normas e procedimentos vigentes na área da saúde. O laudo serve à Vigilância Sanitária como instrumento para verificar e certificar que o local está apto a funcionar de acordo com as leis sanitárias e legislações correspondentes. Após aprovado a empresa receberá uma inspeção da Vigilância Sanitária que após a inspeção irá fornecer um relatório de inspeção que irá gerar o parecer técnico conclusivo acerca da satisfatoriedade ou não do estabelecimento ou empresa, para o exercício de sua atividade.
02
O objetivo de um Laudo Técnico de Avaliação (LTA) para Vigilância Sanitária é garantir que as normas sanitárias sejam cumpridas por determinado estabelecimento. A exigência do Laudo Técnico de Avaliação (LTA) visa assegurar a saúde e a segurança dos usuários e clientes desses locais, além de contribuir para a manutenção da saúde pública, prevenindo problemas de saúde como doenças infecciosas, epidemias e outros transtornos de saúde relacionados à inadequação dos locais. Além disso, o LTA também garante que as exigências legais e regulatórias sejam cumpridas, prevenindo sanções legais e penalidades. Portanto, a exigência de um LTA para Vigilância Sanitária é fundamental para garantir que todas as normas e legislações sejam cumpridas e para evitar problemas relacionados à saúde.
03
O Arquiteto sanitarista que é um profissional especialista em saúde que trabalha na área da arquitetura para criar, adaptar e projetar edifícios, espaços e outras estruturas que ajudem a minimizar o risco de doenças e de acidentes relacionados às pessoas e ao ambiente. Além de desenvolver soluções arquitetônicas para evitar situações que possam gerar danos à saúde humana, os arquitetos sanitaristas também ajudam na melhoria e na manutenção das condições ambientais, levando em consideração os requisitos de vigilância sanitária. Por suas especializações, os arquitetos sanitaristas são responsáveis por emitir Laudos Técnicos de Avaliação para Vigilância Sanitária. Tais laudos são fundamentais para que estabelecimentos comerciais, industriais e serviços estejam de acordo com a legislação sanitária vigente.
04
A exigência de um LTA para vigilância sanitária pode se aplicar a uma variedade de empresas e estabelecimentos, tais como:
Empresas que desejam fabricar; transportar; distribuir; importar para uso próprio; exportar e armazenar em depósito fechado produtos relacionados à saúde.
Tais como: alimentos (apenas indústria); aditivos para alimentos (apenas indústria); embalagens para alimentos (apenas indústria); verniz sanitário (apenas indústria); produtos para saúde; cosméticos; produtos de higiene e perfumes; saneantes domissanitários; medicamentos; medicamento sujeito ao controle especial; farmoquímicos; insumos farmacêuticos; insumo farmacêutico sujeito ao controle especial; fermentos, leveduras, aditivos para uso industrial.
Envasamento e empacotamento de produtos relacionados à saúde.
Controle de pragas urbanas e serviço de esterilização.
Prestação de serviços de saúde: hospitais, clínicas médicas/odontológicas, laboratórios, associações e outros.
Alguns serviços e produtos podem exigir a apresentação de um Laudo Técnico de Avaliação, dependendo de sua natureza. Por isso, a avaliação da necessidade de um LTA para Vigilância Sanitária deve ser realizada caso a caso para estabelecer se o local estará apto às exigências legais e regulatórias da área da saúde.